Recanto acolhedor, as praças remetem à infância quando olhamos para os brinquedos, mas, também, são áreas de lazer e convívio adulto, cenário para reunir amigos de todas as idades e palco de manifestações culturais. São tudo isso e podem ser, ainda, pontos de partida para se conhecer uma cidade.
Porto Alegre possui 625 praças urbanizadas, ocupando uma área total superior a quatro milhões de metros quadrados. Que tal visitar algumas delas?
Selecionamos cinco em diferentes regiões, mas você pode incluir outras nesse roteiro. Opções não faltarão.
A Praça Júlio Mesquita fica em frente à Usina do Gasômetro. Além de ganhar amplo deck de madeira, quadra de futebol cercada e equipamentos de ginástica, a pracinha, entre a avenida presidente João Goulart e a rua General Salustiano, recebeu brinquedos e nova iluminação, que garantirá a preservação do patrimônio público e a segurança dos frequentadores à noite.
A instalação do deck preservou cerca de 20 árvores. Os bancos formam uma espécie de cinturão que protege troncos e raízes de várias espécies. Nem todos sabem, mas a praça e a orla do Gasômetro fazem parte do Sítio Arqueológico da Ponta da Cadeia. Antes de iniciar as obras, uma equipe de arqueologia elaborou a produção de um relatório para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Durante as escavações, os arqueólogos descobriram o alicerce do portão de entrada do presídio que chegou a abrigar mais de mil detentos e foi demolido na década de 1960. As pedras teriam sido assentadas por escravos no período do Império, entre 1822 e 1889.
Com a remoção da casa prisional, a fundação ficou aterrada e escondida, mas permanecem ali os marcos de concreto, revestidos com cerâmica, da entrada da antiga e, para muitos, desconhecida cadeia.
Fotos: Daniele Farias