Com trilhas cercadas por pitangueiras, paineiras, tipuanas, jacarandás, ipês, ciprestes e plátanos, o Parque Farroupilha – popularmente conhecido como Redenção – é um dos mais frequentados da cidade, especialmente, nos finais de semana.
Aos sábados, tem a feirinha ecológica que vende alimentos cultivados por agricultores e produtos sem agrotóxicos. Aos domingos, o Brique é a principal atração com bancas de artesanato, pinturas, gravuras, brinquedos, discos, livros e antiquários no entorno da Rua José Bonifácio.
Palco de grandes shows e concertos, o parque oferece outras atrações para seus milhares de frequentadores. Do campo de futebol à pista de atletismo, do lago com pedalinhos aos aparelhos de ginástica, do miniparque de diversões ao passeio de trem que retornou para alegria da criançada.
A Redenção é conhecida por abrigar o auditório Araújo Vianna, o Monumento ao Expedicionário, a fonte luminosa e o famoso espelho d’água. Além disso, tem espaços acolhedores como o Orquidário e os recantos Alpino, Oriental e Europeu
Localizado em uma área nobre da cidade, o Parque Moinhos de Vento, ou Parcão, conjuga duas qualidades fundamentais para áreas de lazer nos centros urbanos: tem equipamentos para a prática de exercícios e espaços para caminhada, além de uma paisagem de encher os olhos. A começar pela réplica de um moinho açoriano circundada por um lago artificial habitado por peixes, tartarugas e marrecos, uma fauna que cativa as crianças encantadas com os bichos.
Embora não seja um parque de grande extensão, o Parcão oferece outras opções além de espaço para jogging. Do outro lado da Avenida Goethe, por exemplo, estão o campo de futebol e as quadras de patinação, tênis e vôlei.
Fotos: Daniele Farias